quinta-feira, 25 de abril de 2019

Amizade

A amizade é um dos laços mais lindos que a vida pode nos oferecer. Digo isso porque já tive oportunidade de ter muitas amizades ao longo das minhas experiências de vida. Mas mesmo assim, há sempre um sentimento novo e que te deixa por vezes pensativo a respeito deste assunto. 
O que me deixa pensativa as vezes é que não pude sentir uma amizade tão longa quanto aquela que cultivamos desde a infância. Morei em muitos lugares por conta do emprego de meu pai e isso fez com que não criássemos raízes e, por consequência, sempre mudando e reiniciando tudo. Tudo mesmo. Focando no lado positivo deste grande detalhe, posso dizer que era sempre algo muito bom mudar e, em se tratando de amigos, começar tudo de novo não era algo assim tão complicado. Era uma época diferente, contatos apenas por cartas e que, aos poucos, deixavam de existir ao longo do tempo. Na medida em que o tempo ia passando e estes valores iam ficando cada vez mais importantes, a amizade ganhava um peso muito forte. Nos "amigos" eram depositados grandes votos de confiança e esperança que este valor fosse recíproco. Isto porque, na minha cabeça, pra que um amigo tivesse o mesmo valor que os de infância, a base tinha que ser realmente forte. Então, com este pensamento de antes, muitas amizades foram e vieram, com muitos créditos e retornos pouco consideráveis. Falo pensamentos de "antes" porque a vida foi me ensinando a não criar expectativas. Acho que isso ainda é um problema, ou melhor, algo a melhorar. Aos poucos, nossas visões vão se tornando diferente e o amadurecimento com a idade faz com que algumas formas de olhar sejam mais realistas, bem menos fantasiosas, mas muito mais incríveis. Não é fácil constatar que em algum momento depositamos muito mais em um amigo do que recebemos. E, embora a vida diga todos os dias que não devemos esperar nada em troca, é incrivelmente triste o quanto não sabemos lidar com estes sentimentos. O fato é que tudo na vida muda. Os sentimentos também. As amizades começam pelas grandes afinidades encontradas, e as vezes pelas grandes diferenças também. E sentir-se conectado ao amigo é o que mantém uma amizade. É uma sintonia muito bonita que independe as vezes até mesmo de estar perto. Tenho amigos distantes, mas perto do coração. E tenho amigos perto que se distanciam desta conexão. Eles deixam de ser amigos? Por terem perdido a tal conexão? É isso que me deixa intrigada e pensativa as vezes... E foi este o motivo para o início desta escrita de hoje. Acredito que quando isso acontece, deixamos de completar o que torna a amizade tão mágica. Eu diria que pelo fato das próprias mudanças que ocorrem dentro da gente, aquelas que nos movem em busca do que queremos, que nos determinam a ser de um jeito ou de outro. Nosso interior nos molda afim de nos encontrarmos na vida. Mas, e os amigos? Se eles foram um dia, por que deixam de ser? Bem, isso eu não sei responder. Prefiro acreditar que mesmo quando uma amizade se distancia, ela foi incrível em algum momento, e neste ponto foi importante acontecer. Como tudo na vida, nada ocorre ao acaso. É muito importante que saibamos que, seja qual forma for o laço da amizade, ela pode transformar os dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário